quarta-feira, 30 de outubro de 2013

VI Mostra da Resistência: CONSCIÊNCIA NEGRA

A Resistência Popular/Alagoas, desde 2008, realiza atividades temáticas em memória ao dia da Consciência Negra (20 de Novembro, data do assassinato de Zumbi dos Palmares) e esse ano não poderia ser diferente. Contaremos com quatro datas: 07, 13, 23 e 30 de novembro. Convidamos todos os interessados a somar-se a esta comemoração, não como festa, mas como memória e luta por novos sonhos de justiça e igualdade, nos apoiando na História do Quilombo da liberdade, Quilombo dos Palmares!

“Palmares é símbolo da resistência de um povo. Hoje a escravidão foi “oficialmente abolida”, mas a grande maioria da população ainda é explorada pela elite dominante. Alguns de forma mais brutal outros de maneiras mais disfarçadas, mas ambos fazendo parte de um mesmo povo.
Alagoas é conhecida como a terra dos pistoleiros, a terra dos taturanas, a terra dos usineiros e um dos últimos redutos dos coronéis. Essa Alagoas é bem conhecida e divulgada na grande mídia, mas a Alagoas que queremos mostrar é a Alagoas da resistência de Palmares e da luta de um povo por sua libertação. Que a lembrança desse grandioso fato histórico inspire nosso povo a fazer como os negros e negras de Palmares. Ultrapassar a humilhação que nos envolve e abraçar a causa de um ideal libertador.”
(Resistência Popular, novembro de 2008)



CASA DA RESISTÊNCIA: COMO CHEGAR?

MAPA
http://goo.gl/maps/P9Cye

É bem simples de chegar, pra quem vem de fora, mas já conhece o bairro é saltar no ponto após a Praça Santa Tereza e entrar na rua em frente ao ponto do Colégio Rui Palmeira.

Pra quem ainda não conhece, passam aqui as linhas:

> No ponto do Rui Palmeira: Pontal-UFAL, Trapiche-UFAL, Mirante-Vergel, Jacarecica-Vergel, Vergel-Jatiúca, Ponta Verde-Vergel (Avenida ou Santo Eduardo), J Leão - Ponta Verde.

> Na rua da sede: Henrique Equelman-Vergel (Passa por trás da principal, descer após a Cabo Reis e voltar até o Mercadinho Omena).

> No ponto da Santa Tereza (e seguir andando até o Rui Palmeira, na mesma rua): Clima Bom-Trapiche, João Sampaio - Trapiche, Pontal-Rodoviária, Cruz das Almas-Trapiche, Circular 2.

Nenhum comentário: